Nome Científico: Musca domestica.
Tamanho: 6 a 9 mm.
Longevidade: 2 a 4 semanas.
Coloração: asas transparentes e corpo enegrecido.
Postura: 75 a 150 ovos por vez, e cada fêmea produz de 500 a 800 ovos durante a sua vida.
Reprodução: sexuada.
Alimentação: diversos tipos de alimento dos humanos (vegetais ou animas), são coprófagas (alimentam-se de fezes) e necrófagas (alimentam-se de cadáveres).
Doenças Transmitidas e Patógenos Veiculados: vírus, protozoários, bactérias, rickétsias, febre tifóide e paratifóide, diarréia, conjuntivite, lepra, tuberculose, gonorréia, erisipelas, cólera, meningite cérebro-espinhal, peste bubônica, varíola, poliomielite, disenteria bacilar, carbúnculo hemático, entre outras.
Medidas Preventivas
- Colocar telas em portas e janelas;
- Manter o lixo em sacos plásticos ou latas de lixo bem fechadas;
- Manter os alimentos tampados.
Curiosidades
A mosca doméstica, espécie mais comum em ambientes urbanos, tem uma maior atividade nas horas mais quentes do dia e à noite passa um longo período de repouso, pousada em fios, cercas, vegetações, etc. A sua larva é muito útil na medicina legal e na pesca. O estado de desenvolvimento da larva pode ajudar na determinação do tempo decorrido desde a morte de uma pessoa. Uma vez que a larva só se alimenta de carne morta, surgiram experiências, em ambiente controlado, para introduzir a larva em feridas, eliminando a carne putrefata, evitando a gangrena.